terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Ich liebe Dresden...

Ah... a minha Dresden! Como eu aprendi a AMAR essa cidade que me acolheu durante alguns meses. Adorei mesmo.

Viajei muito, claro! Não é todo dia que o governo europeu te dá uma bolsa pra não fazer muita coisa, além de circular por aí!

Mas o sentimento de „ainda bem que tô voltando pra minha casa“ sempre me acometia quando eu via a Hauptbanhof e mais ainda quando eu via o meu Hochschule lindo, despontando no horizonte – iluminado seja pelo sol, seja pela lua!

Dresden além de ser uma cidade histórica, é uma das mais lindas da Alemanha, em minha humilde opinião.

E achei várias semelhanças com a minha Porto Alegre: sentar a beira do Elba, lagartear no Grosser Garten, visitar a Frauenkirche... e ainda tem os concertos na Staatskapelle!

E pra quem imaginava que numa cidade com pouco mais de 500 mil habitantes, no primeiro mês eu já estaria entediada, contando os segundos pra voltar a beber na Cidade Baixa... não contava que aqui houvesse a Neustadt, com o sempre convidativo e aberto Hebedas (pra citar apenas um dos diversos bares de diversos estilos que há no bairro em questão e que é o mais parecido com o Van Gogh pq nunca fecha antes das 6h) e que toda segunda-feira haveria uma das melhores festas da cidade: a Flower Power - cujo login é 0800 e a ceva é super barata!

Noite de estudante, claro! E as músicas??? Um andar só com clássicos: de The Beatles, Rolling Stones, Chuck Berry, Janis Joplis, a novos sucessos que agitam a galera europeia.


Embora até o final do semestre eu ainda não consiga encontrar o lugar das minhas aulas e chegue SEMPRE atrasada, foram bons momentos vividos na TU também.



Meu intercâmbio na Alemanha foi uma mescla de festas, viagens e algumas aulas!


2 comentários:

  1. Retribuindo a visita e o gentil comentário.

    Muito interessante o post!

    Dresden já foi (e não se sei se ainda é) chamada de "Florença do Elba". Quanto ao rótulo "cidade histórica", não sei o que foi feito em termos de restauração, mas Dresden foi alvo de um dos piores bombardeios da história, se não o pior, efetuado pela força aérea americana, que deixou algo como 135 mil mortos (mais do que Hiroshima) e a cidade em ruínas. Era 1945 e a Alemanha já estava praticamente rendida. A grande maioria dos mortos eram civis. Acredita-se que o fato não é amplamente divulgado por questões de interesse estatal norte-americano.

    Eles falavam algo a respeito por lá?

    O bombardeio de Dresden foi retratado em Matadouro 5, de Kurt Vonnegut.

    ResponderExcluir
  2. Dresden deixou de ser considerada a "Florença do Elba" quando do bombardeio na 2ª Guerra Mundial. Mas após a reconstrução da cidade, somos novamente assim considerada.
    Não se fala mto sobre as guerras do século passado por aqui... Nem sobre a DDR se vê mto, além dos prédios que mantêm a arquitetura "austera" da época!

    ResponderExcluir