sábado, 30 de janeiro de 2010

20 Jahre Mauerfall

A ida a Berlin foi uma festa total!!!

Estava mega frio, todos os dias nublados e durante a comemoração oficial do MauerFall resolveu cair a maior chuva – mas isso não tirou o brilho da noite!

Todo mundo sabe o que o muro representou na história mundial no século passado.

Um país dividido ao meio ainda é um tanto contraditório para nós imaginarmos hoje.

Aliás, a Alemanha adora separar, né?! O carinha do „bigode“ já havia causado males até hoje presentes no país!

Enfim, têm filmes e livros que contam muito bem toda a história.

Quando o muro foi construído, eu nem era nascida ainda (Pra verem como faz tempo isso!)! Quando ele „caiu“, mesmo que tenha sido noticiado, não lembro mto bem...

Mas eu estava nas comemorações dos 20 Jahre MauerFall!

Por que era importante eu estar lá? Porque a galera ia... Não, não era só por isso...

Nem porque importantes personagens políticos estariam presentes, a citar Monsieur Sarkozy, a Senhora Clinton e a Frau Merkel.

As pessoas presentes estavam realmente emocionadas. A cidade estava num clima de festa. Pessoas do mundo todo foram até Berlin comemorar junto aos alemães a data.

Mais do que pedras derrubadas, a queda representou a reunião de famílias. A reconquista do direito de ir e vir, livremente, em seu país.

Bem, a Alemanha me conquistou como já devem ter percebido. É um país lindíssimo e não consigo imaginá-lo dividido.

A parte „ocidental“ alemã praticamente reconstruiu o lado oriental. Os trans de Dresden, por exemplo, são mais novos e bem melhores do que alguns de Munique. A gente percebe certo ressentimento dos „ocidentais“ em relação aos „orientais“ nesse sentido.

Vivendo numa cidade da antiga DDR, politicamente bem conservadora ainda, não me acho apta a dizer o que era melhor... Se perguntarmos aos „dresdenianos“, as opiniões serão divergentes – mas muitos pontos positivos serão ressaltados sobre os tempos de DDR.

O importante creio que seja a „reunificação“ mesmo do país... Ainda tenho que explicar onde fica Dresden assim “é na parte oriental da Alemanha“...

Os europeus construíram categorias no século XX e ainda utilizam-nas no hoje, mesmo que elas devessem já ter caído – como o muro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário